Veja: Mário Fernandes fugiu do Grêmio em 2009
A história do Inter com Mário Fernandes com o Inter não é de hoje. Quando contratado pelo rival, em 2009, o lateral na época não sabia qual seria seu destino, apenas que jogaria em Porto Alegre. Descontente com a situação, logo nos primeiros dias o jogador FUGIU dos treinos.
O jogador sumiu e foi encontrado apenas três dias depois, no interior de São Paulo, sem dinheiro e com fome. A ideia de Mário Fernandes era abandonar a carreira dentro dos gramados.
Depois de voltar para o Grêmio, o então zagueiro começou a chamar atenção dos gaúchos. A primeira oportunidade foi com o técnico Paulo Autuori, onde o jogador se destacou parando Nilmar, como lateral direito improvisado em um clássico Gre-Nal. Três anos mais tarde, Mário Fernandes foi vendido por 15 milhões de euros, com o Grêmio ficando com 50% do valor.
Conhecido por decisões impopulares
No início de setembro de 2011, o jogador de 21 anos havia sido convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira. Depois de conversar com Jorge Machado (que é seu empresário até hoje), o jogador decidiu que não viajaria para Belém onde jogaria o Superclássico das Américas contra a Argentina.
Em 2010, mais uma vez sumiu de um treino. Com Renato Portaluppi preocupado de que iria abandonar novamente a carreira futebolística, o Grêmio lhe multou. Mas sem problemas, Mário Fernandes havia apenas perdido o horário da atividade e passado do ponto dormindo.