Boca Juniors foi o único time argentino a eliminar o Inter no século XXI
A tarde desta terça-feira (5) determinou os confrontos das oitavas de final da Libertadores de 2023. Com isso, o River Plate foi o adversário sorteado no caminho do Internacional e carimbou o reencontro das equipes após dividirem o grupo A na edição disputada em 2019. Assim, para o torcedor colorado que é apegado ao histórico do clube em competições continentais, a notícia sobre o retrospecto contra argentinos é positiva.
Desde o início do século, o Inter foi eliminado apenas pelo Boca Juniors nos torneios disputados. Em 4 vezes que enfrentou a equipe de Buenos Aires, o Colorado foi eliminado em três. Entretanto, dentre os outros duelos que participou , o time gaúcho saiu vitoriosa em todos, os quais resultaram nos principais títulos do clube.
As quedas para o Boca ocorreram nas Sul-Americanas de 2004 e 2005. No entanto, o troco alvirrubro veio três anos depois, quando os comandados de Tite despacharam os argentinos no mesmo torneio.
Depois disso, as equipes voltaram a se encontrar pela Libertadores de 2020. Dessa vez, após uma vitória xeneize por 1 a 0 no Beira-Rio e com triunfo colorado pelo mesmo placar na Bombonera, o Boca acabou se classificando nos pênaltis.
Além dos duelos com o time de Riquelme e Maradona, o Inter enfrentou Rosario Central, Estudiantes (2x) e Banfield nos torneios e acabou classificado em todos estes duelos.
O confronto com o River está agendado para as primeiras semanas de agosto. Mais de 80 mil pessoas são aguardadas no Monumental de Nuñez para o primeiro jogo.
- Inter contra clubes argentinos na história contando amistosos:
- 25 vitorias
- 15 derrotas
- 13 empates