Fifa anuncia testes e VAR pode sofrer mudanças
Na última quinta-feira, um importante congresso da Fifa aconteceu na Tailândia. Além de definir o Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, a entidade também revelou testes no sistema do VAR.
Conforme informação revelada pelo presidente Gianni Infantino, o árbitro de vídeo deverá passar por um processo de automatização e adotar o sistema de “desafios”, que ficou popular em partidas de tênis. Por outro lado, nenhuma data foi projetada para a mudança ocorrer.
Caso os testes apresentem resultados positivos, durante as partidas os técnicos poderão “desafiar” uma decisão do árbitro de campo duas vezes por jogo. Caso a marcação seja alterada, as equipes manterão os dois desafios. No entanto, se a decisão não for alterada, a equipe perderá um dos desafios.
“Pretendemos desenvolver e melhorar o VAR. Foi criada uma tecnologia mais básica, com menos câmeras e sem a necessidade de árbitros, por isso será mais acessível para todos. O sistema já está sendo testado, os treinadores podem pedir ajuda ao VAR em duas ocasiões. Os jogadores podem perguntar ao treinador. Se a decisão inicial for alterada, não perdem um pedido e continuarão a ter dois”, confirmou Gianni Infantino.