Marta é confirmada para sua sexta Olimpíada
A Rainha Marta cravou mais um marco histórico em sua brilhante carreira: a convocação para sua sexta Olimpíada. Aos 38 anos, a atacante que é a maior artilheira de todos os tempos em Olimpíadas, com 17 gols, se prepara para liderar a seleção brasileira na busca pelo inédito ouro olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024.
A convocação oficial da equipe, realizada no dia 2 de julho pelo técnico Arthur Elias, trouxe a confirmação da presença de Marta ao lado de outras experientes atletas, como Tamires, Formiga e Bruna Benites, e também jovens promessas como Jaqueline, Geyse e Rafaelle.
“Ela (Marta) está jogando bem, merecia estar nesta lista. O desempenho dela, principalmente depois que voltou a jogar pelo seu clube, que luta pela primeira posição nos EUA, o seu comportamento, com ou sem bola, faz com que todos os atletas a vejam como exemplo. Tenho o desafio de encontrar uma forma de jogar que maximize o jogo dela. Mas ela sabe que você só pode vencer com todos”, disse Arthur Elias à Reuters.
O Brasil já conquistou duas medalhas de prata, em 2004 e 2008, e um bronze em 2016. Nos Jogos de Paris caiu no Grupo C, ao lado de Nigéria, Japão e Espanha. No dia 25 de julho, o Brasil enfrenta a Nigéria em um duelo que promete ser equilibrado. A equipe africana, conhecida por sua força física e velocidade, exigirá da seleção brasileira. Será um teste para as comandadas de Arthur Elias, que precisam impor seu ritmo.
Em seguida, no dia 28 de julho, o Brasil encara o Japão, uma seleção disciplinada. As japonesas, que já mostraram seu potencial em copas do mundo anteriores, buscarão surpreender com seus toques rápidos e organização tática. .
Para fechar a fase de grupos, o Brasil enfrenta a Espanha, atual campeã da Copa do Mundo, no dia 31 de julho. Em um confronto épico entre duas gigantes do futebol mundial, a partida promete ser um verdadeiro espetáculo. A Espanha, com seu estilo de jogo tiki-taka, representará um desafio enorme.
O sucesso da seleção nas Olimpíadas deve revelar novos talentos e impulsionar ainda mais o interesse pelo futebol feminino até a Copa do Mundo Feminina de 2027, a ser realizada no Brasil. Se atendido o pedido feito por Marta, a abertura será realizada em Porto Alegre.
Time do Brasil. Foto: CBF
O incentivo que tornou a seleção feminina uma potência
O Bolsa Atleta, programa do Ministério do Esporte que beneficia mais de 60% das jogadoras que irão para as Olimpíadas, é considerado o maior programa de patrocínio individual para atletas do mundo. Desde a sua implantação, já contemplou 34.678 esportistas, com 96.165 bolsas, somando recursos de cerca de R$1,6 bilhão até o fim do ano de 2023.
De todo o time feminino, somente uma jogadora ainda não foi beneficiada pelo programa do Governo Federal e mais sete atletas fizeram parte do programa em 2022 e 2023. Em 2024, o investimento é de R$148,9 milhões para as mais de 9 mil integrantes em seis categorias.
Confira a lista completa das convocadas:
Goleiras:
Lorena – Grêmio
Tainá – América-MG
Zagueiras:
Tarciane – Houston Dash (EUA)
Rafaelle – Orlando Pride (EUA)
Thais Ferreira – UD Tenerife (ESP)
Laterais:
Antônia – CBF
Tamires – Corinthians
Yasmim – Corinthians
Meio-campistas:
Yaya – Corinthians
Duda Sampaio – Corinthians
Ana Vitória – Atlético de Madrid (ESP)
Atacantes
Gabi Portilho – Corinthians
Adriana – Orlando Pride (EUA)
Kerolin – North Carolina Courage (EUA)
Ludmilla – CBF
Marta – Orlando Pride (EUA)
Jheniffer – Corinthians
Gabi Nunes – Levante (ESP)
Suplentes
Luciana – Goleira – Ferroviária
Lauren – Zagueira – Kansas City (EUA)
Angelina – Meio Campista – Orlando Pride (EUA)
Priscila – Atacante – Internacional (ESP)