FIM DA CERA? Nova regra será testada na Inglaterra
Uma das práticas que gera bastante incômodo no futebol brasileiro e mundial é a demora dos goleiros para reposicionar a bola. A arbitragem, por sua vez, quase nunca interfere, raramente aplicando punições. Pensando nisso, a FIFA começará a testar uma maneira de combater essa atitude.
Atualmente, a regra determina que seja marcado um tiro livre indireto (que não pode ser batido diretamente ao gol) caso o goleiro demore excessivamente para realizar a reposição. No entanto, essa infração é pouco sancionada pelos árbitros. Com a alteração, a FIFA pretende coibir ainda mais a demora dos goleiros.
Os primeiros testes já começaram nas categorias sub-21 da Premier League e em Malta. No país europeu, os goleiros seguraram a bola 796 vezes, sem ultrapassar o limite de oito segundos. Nos testes realizados na Itália, em vez de escanteios, serão marcados laterais.
Além dessa mudança para reduzir a demora no futebol, a FIFA também está estudando uma possível reformulação na regra do impedimento. A sugestão de “luz do dia” foi proposta por Arsène Wenger, ex-treinador do Arsenal.