Geovana Silva – A história de um Gigante
Foto: Divulgação |
Hoje o Estádio José Pinheiro Borda completa 49 anos desde a sua inauguração em 1969. Assim como o Inter, o Beira-Rio também tem uma belíssima história desde a sua criação, e até hoje nos traz muita felicidade!
Nossas histórias dentro de campo começaram em campo de várzea, sendo que os primeiros jogos do colorado eram em campo de terra batida, o que era ruim de jogar, e se localizava onde atualmente é a Redenção em POA. Já em 1912, o clube alugou a Chácara dos Eucaliptos. Até que o então presidente da época, Ildo Meneghetti, quis um estádio com maior capacidade, então o clube comprou um terreno e construiu o Estádio dos Eucaliptos.
E a história de um dos mais belos estádios de futebol do mundo começou em 1959, quando a prefeitura de Porto Alegre doou um terreno para o nosso Clube do Povo. Mas, havia um porém, o local se encontrava submerso às águas do Rio Guaíba. Só que como nada é impossível para o Colorado, nós construímos um estádio sobre águas!
O clube na época lançou a Campanha do Tijolinho, onde todos que quisessem colaborar na construção do estádio podiam doar materiais para a obra. O estádio do clube do povo foi construído pelo próprio povo, e está de pé até hoje! Outro fato muito legal é que mesmo após as reformas do Gigante da Beira-Rio, o entorno continua o mesmo de 1969, ou seja, mesmo com as reformas que o Estádio passou, as paredes que o forma estão ali, intactas, assim como a nossa história. Se tu conheces alguém que doou materiais de construção na época, avise-o, abrace-o e diga “Tu ajudou a erguer nosso palco de grandes conquistas!”.
Nestes 49 anos o Gigante vivenciou muitos momentos, como os três campeonatos brasileiros conquistados pelo Inter, o Gol Iluminado do Figueroa em 75, o eterno Fernandão cantando junto com a torcida logo após o time voltar do Japão com a Taça do Mundial FIFA, dentre outros diversos acontecimentos que jamais serão esquecidos e que estão guardados como tatuagens na alma, e nada, nem ninguém apagará, pois somos Gigantes, somos Internacional!