Para se classificar, Tolima precisa de resultado inédito em território brasileiro
Se o Tolima sequer tomou gol de times brasileiros na Colômbia, seu retrospecto no Brasil não é favorável. O time colombiano nunca ganhou de times brasileiros quando joga fora de casa.
Ao todo foram seis partidas, com cinco derrotas e um empate. Contudo, venceu uma dessas nos pênaltis. A primeira foi em 1996, contra o Vasco da Gama. O time carioca aplicou uma goleada por 4 a 0 contra o time colombiano na primeira fase da Copa Conmebol. Na mesma competição, no ano seguinte, o Rio Branco do Acre venceu por 1 a 0. Ao igualar o mesmo placar da Colômbia, a partida foi para as penalidades. Nos pênaltis, o Tolima venceu por 3 a 1.
Na Libertadores, em 2007, o Grêmio venceu por 1 a 0 do time colombiano no estádio Olímpico durante a fase de grupos. Na pré-Libertadores de 2011, antes de eliminar o Corinthians em Ibagué, o Tolima empatou sem gols em São Paulo. Na fase de grupos daquele ano, tomou 6 a 1 do Cruzeiro. Em 2019 retornou ao Brasil. Contra o Athletico Paranaense na fase de grupos, perdeu por 1 a 0 para o time de Tiago Nunes.
O sétimo jogo do Tolima em território brasileiro será nessa quarta-feira (26). O jogo contra o Internacional será decisivo para descobrir quem entra na fase de grupos. Os colombianos jogam por qualquer empate com gols para avançar. A bola rola às 21h30 no estádio Beira-Rio.