Inter lança dicas nutricionais para manter a imunidade alta durante a pandemia de coronavírus
Durante o surto de coronavírus, doença que ataca de forma mais severa as pessoas com baixa imunidade, o Colorado lançou uma série de dicas nutricionais e de higienes para manter a imunidade alta durante a quarentena.
Em publicação no seu site, o Inter destaca que a limpeza das mãos com água e sabão, ou álcool gel, quando necessário, segue sendo a melhor medida para se prevenir do COVID-19. Além disso, manter uma alimentação saudável fortalece o nosso organismo contra o vírus.
Segue a lista de alimentos que ajudam no sistema imune, disponibilizada pelo clube:
Vitamina A: cenoura, abóbora, mamão, damasco, espinafre, couve, leite integral, gema de ovo;
Vitamina C: goiaba, acerola, limão, laranja, kiwi, morango, caju, pimentão, salsinha;
Vitamina E: óleos vegetais, semente de girassol, amêndoas, amendoim, avelã, gérmen de trigo;
Ferro: feijões, grão de bico, lentilha, brócolis, espinafre, couve, quinoa, castanha de caju, melado, carnes vermelhas;
Selênio: castanha do Pará, macadâmia;
Zinco: cereais integrais, feijão, semente de abóbora, nozes, frutos do mar;
Ômega 3: sementes de chia e de linhaça, óleo de linhaça, nozes;
Probióticos: kombucha, kefir, chucrute, missô, vinagre de maçã, iogurte natural; Anti-inflamatórios: gengibre, cúrcuma, pimenta, cebola, alho, frutas vermelhas, azeite de oliva extravirgem;
Outra recomendação é ter contato com a luz solar para absorver a vitamina D. É muito importante também higienizar todos os alimentos antes da preparação para o consumo. Hidratar-se é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico e respiratório.
Frutas e verduras devem ficar por 15 minutos mergulhadas em solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água, ou soluções sanitizantes próprias para este fim). Depois, precisam ser enxaguadas, secas e armazenadas em refrigeração.
Alimentos embalados devem ter suas embalagens higienizadas com álcool 70%, para depois serem armazenados. Indica-se também conservar os alimentos em temperaturas seguras, evitando exposição à temperatura ambiente por muito tempo, tanto nos dias frios quanto nos quentes.