O ano em que Gabriel Boschilia ajudou o Monaco a quebrar a hegemonia do PSG
O Monaco foi campeão francês na temporada de 2016/17. O oitavo título do campeonato para o time quebrou a hegemonia de quatro anos consecutivos com o PSG no topo da Ligue 1.
O time da capital francesa havia conquistado os títulos nacionais de 2012/13, 2013/14, 2014/15 e 2015/16. O Monaco quebrou a sequência, que foi retomada pelo PSG nos três anos seguintes à conquista do time do Principado de Mônaco.
Na temporada da conquista, o Monaco contava com grandes atletas, dentre eles, o campeão mundial Kylian Mbappé, Radamel Falcão Garcia, o brasileiro Fabinho (hoje no Liverpool), Bernardo Silva, português do Manchester City e Thomas Lemar, que pertence ao Atlético de Madrid. Também tinha no elenco o hoje colorado Gabriel Boschilia.
O meia atuou em 11 das 38 partidas daquela competição, contudo, suas participações foram positivas na luta pela taça. Com Gabriel Boschilia em campo, o Monaco conquistou 28 dos 95 pontos daquele torneio. Foram nove vitórias, um empate e apenas uma derrota com o brasileiro em campo.
Gabriel Boschilia também ajudou na criação de jogadas. Foram oito participações em gols, com seis bolas na rede e duas assistências para o brasileiro.
O camisa 21 do Internacional foi contratado do Monaco nesta temporada. Foi essencial na vitória vermelha contra a Universidad de Chile na terceira fase preliminar da Libertadores, abrindo o placar na vitória pro 2 a 0.