Jornalista do centro do país analisa Medida Provisória de direitos de transmissão
Na última quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma nova Medida Provisória abrindo a possibilidade dos clubes negociarem os direitos de transmissão quando forem mandantes da partida.
O jornalista Mauro Cezar Pereira, do canal ESPN, analisou a nova determinação do Presidente da República em conteúdo divulgado no portal UOL Esportes.
“O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou a medida provisória que modifica a relação dos clubes com os seus direitos de transmissão no futebol brasileiro. Essa situação pode gerar uma série de situações, no mínimo, polêmicas. É muito cedo para avaliações definitivas, vai depender de como o mercado vai se movimentar”, disse o jornalista.
Na opinião dele, os clubes poderão ter que agir em conjunto para negociarem os seus direitos de transmissão.
“Uma situação curiosa pode acontecer. A televisão que compre os direitos pode mostrar todos os jogos de uma equipe sem pagar um centavo para essa equipe no Campeonato Brasileiro, por exemplo. Ela pode comprar [os direitos] dos adversários dessa equipe nos jogos que esse time fizer fora de casa, e mostrar 19 partidas sem pagar nada para esse time. E os jogos deste clube em casa, a televisão não compra. Uma situação inusitada? De fato. Mas, isso pode ser resolvido com a união dos clubes em um bloco que negocie coletivamente pelo interesse geral”, concluiu.