Artilheiro com “perfume de gol” muda de posição na base e pode receber oportunidades na equipe principal
Foto: Divulgação |
O atacante Yan Petter, 20 anos, foi promovido ao time principal pelo técnico Argel Fucks. Na época, o treinador do Inter disse que o jogador tinha “o perfume do gol, sabe finalizar, tem faro, movimentação…”. Porém, pouco aproveitado, o jogador acabou retornando a base. Hoje, inclusive, mudou de posição e atua como lateral-esquerdo.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Yan Peter foi o artilheiro do Inter na Copa São Paulo daquele ano e recebeu mais elogios do ex-treinador colorado. “Ele lembra o Vitinho. Um pouco menor. É sempre uma seta apontada para o gol”, analisou.
O atacante chegou a entrar apenas em duas partidas do time principal. Após, voltou a base e foi emprestado ao Goiânia, voltando ao Inter sem ter sido destaque atuando fora do Beira-Rio.
Foi então que o jogador mudou de posição. Muitas vezes utilizado pelos lados do ataque, o jogador até fazia as vezes de 9, mas foi deslocado para lateral-esquerda por Ricardo Colbachini, treinador do sub-23, e deu resultado.
“Durante a formação dele na base, desde os 14 anos, já tinha jogado na lateral. Com 14, 15, 16, ele era lateral, e atacante de lado só quando precisava. Virou atacante mesmo na categoria júnior. Agora ele tem feito a lateral e tem ido muito bem na função”, atestou o comandante ao site UOL Esporte.
O time da base, aliás, tem se mostrado um grande ‘produtor’ de jogadores. Após entregar ao time principal, Juan, Mossoró, Joanderson, Cláudio Winck e Léo Ortiz, a equipe comandada por Colbachini rumou para fora do Rio Grande do Sul e foi até a Argentina para uma série de amistosos. Aqui, conquistou a Terceirona Gaúcha, com 93% de aproveitamento.
Petter vive um recomeço no time de Ricardo Colbachini. Atuando na lateral, ele é titular e vem arrancando elogios.
“Eu acho que ele se sai melhor na lateral (do que no ataque). Ele tem um bom potencial para evoluir. Tem de se readaptar, fazia tempo que não jogava ali, mas tem apresentado um bom rendimento. É um menino com uma cabeça muito boa. Sugerimos para ele a lateral porque esperávamos que ele pudesse render isso que está rendendo. E teve uma necessidade nossa também. Ele entendeu, abraçou a ideia, foi firme e está muito bem”, explicou Colbachini.
Hoje, o Inter conta com Carlinhos e Iago para a posição na equipe principal, além do titular Uendel. Porém, não se é descartado que Yan seja aproveitado em breve na equipe de cima como alternativa.