Yuri Alberto poderá ser inscrito já na fase de grupos da Copa Libertadores
Devido à pandemia do COVID-19 e dos novos protocolos, a Conmebol decidiu, em reunião realizada no dia 06 de agosto, aplicar mudanças no regulamento da Libertadores. Pelo regulamento anterior, não era permitido realizar alteração de jogadores na Lista de Boa Fé (lista de inscritos) no meio da Fase de Grupos. Da mesma forma, um atleta inscrito anteriormente por outro clube só poderia ser inscrito novamente na próxima fase da competição.
A mudança permitiu uma interpretação de que jogadores que estavam inscritos anteriormente por outras equipes pudessem atuar na mesma fase por novas equipes. É o caso, por exemplo, de atletas como o Yuri Alberto (Inter), Everton (Grêmio), Luciano (São Paulo), etc. Conforme já anunciado no dia 18 de agosto, o entendimento do clube era que o Yuri pudesse ser inscrito. Entretanto, por questões de cautela e formalidades, o clube preferiu consultar a entidade.
Segundo o portal ge, uma fonte da Conmebol confirmou que Yuri Alberto e Everton (Grêmio) poderão ser inscritos de imediado na competição, confirmando o entendimento apresentado pela Revista há 6 dias. O Protocolo de alteração do Regulamento aponta que o número de inscritos nessa fase atual seguirá sendo 30. Cada equipe poderá realizar 5 mudanças na lista.
Dentre as mudanças na Lista de Boa Fé:
- Saídas: Paolo Guerrero (lesão) e Bruno Fuchs (vendido ao CSKA). Especula-se, no momento, que Natanael possa ser negociado.
- Entradas: Yuri Alberto, Lucas Ribeiro e Matheus Jussa. Existe ainda uma expectativa sobre o Rodrigo Dourado, entretanto o clube adota cautela ao cravar seu retorno.
O Inter retomará a disputa pela Libertadores no dia 16/09, em confronto válido pela 3ª rodada, contra o América de Cali. Para essa partida, o colorado possuirá quatro desfalques: Moisés (suspenso por 4 jogos), Edenilson (suspenso por 3 jogos), Victor Cuesta e Praxedes (suspensos por 1 jogo).
Correção: Mantém-se em 30 o número de inscritos (não 40). Sobre a informação da troca de 5 atletas e da permissão de que jogadores que já atuaram por outros clubes na fase de grupos sejam inscritos por outros na mesma fase, o entendimento segue o mesmo anunciado. @RevistaColorada https://t.co/7mhHo6XPw5
— Émerson R. da Silva (@eng_EmerSilva) 19 de agosto de 2020
Noticia importante recebida pela reportagem há pouco: #Inter recebe notificação e consulta Conmebol para saber se poderá utilizar Yuri Alberto na fase de grupo da Libertadoreshttps://t.co/4SOtFhQnu1
— Revista Colorada 🌏 (@RevistaColorada) 19 de agosto de 2020