O que a sansão de Bolsonaro na Lei do Mandante interfere no Inter
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou nesta segunda-feira (20) a Lei do Mandante. A mudança permite aos clubes negociarem os próprios direitos de transmissão das partidas dentro de casa, independente do contrato do visitante com alguma empresa.
A Lei do Mandante foi publicada no Diário da União e já está em vigor. Antes, na Lei Pelé, os clubes não poderiam ter jogos transmitidos sem que houvesse acordo com a mesma empresa para as duas equipes. Agora, na prática, o mandante escolherá com quem comercializará os direitos, independente do visitante.
No Inter, a situação não interfere muito. O Clube do Povo tem contrato com a emissora Rede Globo e tem seus jogos transmitidos por SporTV, Premiere e a televisão aberta. Mas isso vale para jogos do Internacional como mandante. A tendência, em um primeiro momento, é que seja mantida a situação.
Já houve neste Campeonato Brasileiro um caso em que o jogo do Inter não foi televisionado. A Furacão TV transmitiu o duelo entre Athletico Paranaense e Internacional, assim como o streamer Casimiro, na Twitch. Foi o acordo do time de Curitiba para a reprodução do duelo na Arena da Baixada.
Em casos de jogos com mando neutro, será feito um novo acordo entre os clubes e as empresas detentoras dos direitos de transmissões das equipes.