Justiça suspende torcidas organizadas do Corinthians e do Inter
No último domingo, antes do jogo entre Internacional e Corinthians pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, as torcidas das duas equipes entraram em combate no Parque Marinha do Brasil, próximo ao Beira-Rio. O confronto gerou uma suspensão para as torcidas organizadas dos clubes.
O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JTGE) do Rio Grande do Sul, decretou no final da tarde desta segunda-feira o afastamento das torcidas Nação Independente (do Inter) e Camisa 12 (do Corinthians). O período de punição é de seis meses longe das arquibancadas.
Os membros das torcidas ainda podem comparecer aos estádios individualmente, mas estão proibidas as exibições de faixas identificando a Nação Independente e a Camisa 12. Também foram vetados os descontos dos ingressos ou espaços que são reservados para cada grupo. A punição pela quebra da punição é estipulada em multa de R$ 5 mil.
Confira o que diz o site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul:
Conforme o Juiz Martins Xavier, os fatos que motivaram a ação penal são graves e “reveladores de um fanatismo inadmissível e violento”, justificando a suspensão da Camisa 12, sob pena de “abrir espaço para o prosseguimento da senda de violência”. Quanto ao pedido de suspensão da organizada Nação Independente, entende o magistrado que os elementos de prova revelam o envolvimento do grupo na confusão. “As circunstâncias do conflito entre as duas torcidas são irrelevantes, neste momento processual, porquanto é evidente que, quando um dos polos em conflito não quer, ambos não se agridem”.