A informação detalhada por Seneme sobre o VAR que causou preocupação nas redes sociais
A justiça brasileira segue trabalhando e realizando depoimentos para investigar possíveis manipulações de resultados no país. Nesta quinta-feira, inclusive, o presidente da comissão de arbitragem da CBF foi convocado para depor na CPI.
Dentro os diversos depoimentos de Wilson Luiz Seneme, um acabou chamando a atenção e causou preocupação nas redes sociais. Isso porque o dirigente da CBF detalhou que o árbitro de vídeo é quem decide as câmeras que serão mostradas ao juiz para análise. Ou seja, nem todos os ângulos da jogada são apresentados.
O vídeo, com a declaração do presidente da comissão de arbitragem da CBF, rapidamente viralizou nas redes sociais, com torcedores mostrando preocupação em relação a lisura e a justiça do futebol brasileiro. Afinal, o VAR tem poder para decidir o que mostrar ao árbitro e, desta forma, poderia manipular resultados.
Essa, contudo, não é uma determinação exclusiva do Brasil. No site da IFAB, que regulamenta as regras do futebol, está exposta a regulamentação que determina ao VAR “selecionar o melhor ângulo e velocidade para repetição do lance”. Desta forma, cabe ao árbitro principal solicitar outros ângulos para avaliar uma jogada.
Seneme: "O árbitro de vídeo pode escolher as imagens que vai mandar para o árbitro de campo"
— Espaço Glorioso (@EspacoGlorioso) June 6, 2024
Sen. Portinho: "Isso é gravíssimo e isso torna a necessidade de investigação dessa partida. Isso é manipulação. Se aconteceu nesse jogo, acontece em outros também." pic.twitter.com/bojDxmGnTx