A nova regra que está sendo testada e pode envolver Alan Patrick
Visando atualizar e facilitar o trabalho da arbitragem, a IFAB, associação responsável por gerir as regras do futebol, está realizando alguns testes que dizem respeito aos capitães. A ideia é que somente o jogador que estiver com a faixa possa conversar com o juiz da partida.
O objetivo é que, a partir de uma sinalização da arbitragem, somente os capitães possam se aproximar do juiz em um raio de quatro metros. Qualquer atleta que descumprisse a norma seria advertido com um cartão amarelo. Caso a infração seja de mais de um jogador, o primeiro a “invadir” a área seria punido.
Além disso, após a conversa o jogo não retornaria imediatamente, com os capitães tendo tempo para conversar com seus companheiros e explicar o que foi conversado com o árbitro. Um cenário semelhante foi visto, por exemplo, na disputa na Eurocopa.
Ainda não há, contudo, uma definição para a aplicação destas regras no Brasil. Nesta temporada, os testes acontecerão em divisões inferiores e só irão se tornar oficiais caso sejam aprovadas. Para exemplificar, no caso do Internacional apenas Alan Patrick poderia chegar a menos de quatro metros do juiz em caso de sinalização.
A IFAB (associação que gere as regras do futebol) está testando nessa temporada 24/25 uma nova regra em que determinadas situações, somente os capitães dos times vão poder conversar com os árbitros.
— DataFut (@DataFutebol) July 19, 2024
Será o fim dos "bolinhos" no Brasileirão? pic.twitter.com/1fnxgXxMgq