Abel Braga revela que foi cobrado por jogadores do Inter em 2006: “O treino foi uma m….”
Abel Braga deixou de ser treinador há algum tempo. O profissional trabalhou como coordenador técnico do Vasco da Gama na temporada passada.
Em palestra no “Futsummit 2024”, Abel Braga revelou duas situações em que foi cobrado pelos jogadores que comandava. No Inter ele chegou a ouvir que “o treino foi uma m….”. E o detalhe é que faltavam poucos dias para o Colorado enfrentar o Barcelona na final do Mundial de Clubes.
“Eu fui questionado no último jogo do Mundial. Os caras vieram bater na minha porta. No Japão. Fernandão, Iarley e Pato. ‘Queremos falar com o senhor’. ‘Entra aí, vou escovar os dentes’. ‘Professor, desculpa, viu. O treino ontem foi uma m… Vamos pegar o Barcelona em cima'”.
Como na época o treinador reagiu?
“O que? Vocês enlouqueceram de vez! Eu vou mostrar a vocês por que foi uma m… Hoje tem o treino para o jogo de amanhã’. Cheguei lá, armei, mostrei. E campeão mundial. Se eu chego e falo que realmente foi uma m… e vamos jogar em cima do Barcelona, eu estou jogando com a minha cabeça ou com a deles? Ou vou perder com a cabeça deles? Se eu não tiver verdade para te olhar no olho e você acreditar… Ele fala assim: ‘Ele não me põe na m…”.
No mesmo ano (2006), houve outra situação semelhante antes de um jogo contra o São Paulo.
“No segundo jogo, cheguei para os meus jogadores e disse: ‘Vamos jogar com três centrais’. Os caras vieram falar comigo. Clemer, Edinho, Fernandão, etc. ‘Mas professor, nós jogamos com dois. Por que vamos jogar com três? Vamos jogar atrás?’ Respondi: ‘Não, por isso, isso, isso, e isso’. Eles calaram. Se eu naquele momento eu fraquejo e não tenho conhecimento total do que eu queria que minha equipe fizesse, eu estava morto”, revelou Abel Braga.
Aposentado como treinador, ele ainda falou sobre ser considerado um “paizão” no vestiário.
“Paizão? Paizão p… nenhuma, cara. Eu sei a hora que eu tenho que mudar o tom de voz. Se os caras confiam em mim, é porque eu sou correto”.