Com portões fechados e sem sede única, FGF projeta volta do Gauchão em 15 de julho
A Federação Gaúcha de Futebol, juntamente com os clubes, decidiu que as atividades devem ser retomadas em 15 de julho. As partidas devem acontecer com os portões fechados.
Segundo Jeremias Wernek, do Uol Esportes, a possibilidade do torneio ocorrer em sede única sequer foi mencionado na reunião. Haverão conversas com as oito cidades do Gauchão para evitar que o Campeonato Gaúcho ocorra em apenas um município.
Das oito cidades, apenas uma tem bandeira amarela no projeto de Distanciamento Controlado do Governo Estadual: Ijuí, onde joga o São Luiz. As demais cidades, Porto Alegre, Erechim, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas e Bento Gonçalves estão em bandeira laranja, que representa o terceiro maior risco, atrás apenas da vermelha e da preta.
Apenas a Prefeitura de Porto Alegre deu aval para retomada dos treinamentos. Inter e Grêmio foram pioneiros no país e treinam desde a terça-feira da semana passada. O São José, da mesma cidade, não retornou às atividades ainda.
A reunião da FGF na última terça-feira também apontou a possibilidade de inscrição ilimitada de atletas, contanto que não tenham disputado o Gauchão de 2020 por outra equipe. Também foi sugerido a mudança para que nenhum time seja rebaixado nesta temporada e que em 2021 o torneio tenha quatro equipes a caírem para a Divisão de Acesso. As duas propostas foram confirmadas pelos clubes na quarta-feira.