Daniel Ricci Araujo: Diretor do Inter, leia esse texto
Olá meus jovens que vão contratar o treinador do Inter. Tudo bem?
Deixa eu falar uma coisa pra vocês? Posso? Maravilha.
Deixa eu dizer pra vocês, então, o treinador que a torcida do Inter nāo quer. Isso, nāo quer. Aí vocês vão por eliminação.
Então vá lá. Senta aí e anota.
A torcida do Inter nāo quer treinador jovenzinho estudioso carregador de prancheta. A torcida nāo quer treinador estagiário. A torcida nāo quer, meus queridos, o jovem dinâmico.
Sabe o que é o jovem dinâmico, meu distinto dirigente do Inter? Vou te explicar.
O jovem dinâmico é o startupeiro. É o marqueteiro. É o que fala extrema,
pivô e último terço do campo. É o que tem 32 analistas de desempenho que acordam sábado às 8 da manhã pra ver a premier league. É o que diz que quer que o time se divirta em campo, é o modernoso bom de mesa redonda. Futebol nāo é pra se divertir, é pra ser campeão. O treinador jovem startupeiro, ele gosta de chamar as retrancas dele de reativa isso, reativo aquilo. Mas ele é só retranqueiro, mesmo. Foge desse rapaz.
Faz tempo, meu querido diretor, que você está caindo nesse conto. É Zago, é Guto, é Odair, é tudo jovem do conceito modernoso chatonildo que nāo treina nada e que nunca ganhou nada e nem vai ganhar. Tem vários por aí. A torcida do Inter cansou de jogar por uma bola. A torcida do Inter, ela só quer no domingo do jogo fora de casa sentar na frente da TV e nāo correr o risco de dar uma voadora na tela.
Se ficar em dúvida, pega a régua tipo da tua família: tu conversou com o treinador e viu que seria bom genro, nāo contrata. Corre do treinador jovem estudioso. Corre. É um retranqueiro metido a besta, nāo vai nos levar a nada.
Agora, isso nāo significa que é pra contratar a múmia. O tiozinho biliardário que já ganhou tudo e que aquilo ali é só mais um emprego pra ele. Tu tens que ficar no meio da régua, entende? Nem tão novo que seja jovem dinâmico, nem tão velhaco que só venha fazer número.
Isso te deixa numa margem pequena, mas como diz a santa Bíblia é pela porta estreita que se entra no reino do céu. Então, presta atenção. Olha bem pra faixa etária. Brilhou no bem, amigos e no debate da espn falando uma língua estranha? Descarta. Tem mais de 70 anos e dinheiro pra comprar uma ilha no Caribe? Descarta.
A torcida nāo tem mais paciência com treinador ruim, meu querido. Capricha, que falta pouco pra o caldo entornar de vez e também falta pouco pra ganhar um troço que preste. Eu sei, futebol é assim mesmo.
Eu, se fosse tu, pegava um voo pra Buenos Aires. Ali tem dois ou três que podem ser uma boa tenteada.