Ex-atacante do Inter entra na justiça contra a apresentadora Renata Fan e cobra R$ 100 mil de indenização
Foto: Divulgação / Inter |
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Um comentário da apresentadora Renata Fan durante o programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, fez com que o atacante Jô, ex-Inter e Corinthians, entrasse na justiça pedindo uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. Na tarde desta terça-feira o site UOL Esportes teve acesso ao documento.
O portal informa que o comentário ocorreu depois da vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Vasco na reta final do Brasileirão do ano passado. Um dia após o jogo que aconteceu no estádio de Itaquera, a apresentadora criticou o jogador, que fez o gol da vitória corintiana com o braço.
O atacante acusa Renata Fan, que é torcedora Colorada, de tê-lo comparado a um ladrão. Isso devido a uma situação hipotética usada pela apresentadora para reclamar da atitude do jogador que teve passagem pelo Inter após retornar da Europa.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
“Eu pergunto para você, Denilson: ‘Você roubou o meu anel?’. Você vai falar: ‘Renata, claro que não’. Aí uma câmera na minha casa mostra que você roubou. Aí eu falo assim: ‘Não, Denílson, mas a câmera da minha casa mostra você pegando meu anel’. Aí você fala: ‘Ah, é mesmo, roubei’. Então, o que a gente está falando é de ter iniciativa, de falar a verdade sempre, não porque os outros estão pressionando”, disse Renata no programa.
Na ação contra a apresentadora do do programa Jogo Aberto, os advogados do atacante enfatizam que a imprensa tem o dever de informar, mas desde que não distorça os fatos e ridicularize a pessoa, que neste caso seria o jogador.
“No programa Jogo Aberto, a 1ª Ré [Renata Fan] injuriou e difamou o Autor [Jô], quando comparou o mesmo a um ladrão. (…) A glosa televisiva da Ré não expressou, apenas, mau gosto da pior espécie, incompatível com o que se possa razoavelmente rotular de verdadeira e saudável matéria jornalística”, diz o processo que já foi instaurado no Tribunal de Justiça de São Paulo.
“Os comentários de mau gosto, sujeitando a pessoa ao ridículo, não se coadunam com uma intenção inocente. Não é admissível que, por uma busca insana de audiência, se tolere que alguém se enalteça ou faça enaltecer à custa da reputação ou decoro alheios, com uma história decrépita e lamentável. Uma coisa é criticar, outra é ridicularizar”, apresentou a defesa de Jô.
Segundo informa o site UOL Esportes, Renata Fan ainda não foi notificada judicialmente. O veículo de comunicação também entrou em contato com a Rede Bandeirantes, que até o momento não emitiu nota sobre o caso.
A apresentadora negou, em entrevista para o site UOL no mês de setembro do ano passado, que tenha comparado o jogador a um ladrão. Ao ser questionada sobre a comparação do lance com um roubo de joias, a jornalista informou que esse não foi o ponto central do seu comentário na oportunidade.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
“Não, vocês estão confundindo. O que dei de exemplo é que, depois que um fato está registrado por uma câmera, você se acusa. O Jô viu as imagens na casa dele e o que ele fez? É só isso que eu quero dizer”.
“Não falei que o Jô é ladrão, que ele é mau caráter. Pelo contrário, eu nem posso falar uma coisa sobre isso. O que posso dizer é que o Jô não assumiu de pronto, mesmo com todos os microfones em volta dele. Assim que terminou a partida com o Vasco, ele não assumiu que o gol tinha sido com o braço. Ele disse que nem sabia o que tinha acontecido, que ele só colocou a cabeça para tentar fazer o gol, ele não assumiu isso. Aí em uma terça-feira, e o jogo foi no domingo, ele vem a público, fez o que na minha opinião ele já poderia ter feito no domingo, ponto. Era isso que estava falando”, afirmou.
Já no mês de novembro, em participação no programa Bola da Vez, dos canais ESPN, a apresentadora admitiu ter usado a palavra errada quando comentou o lance do atacante na partida diante do Vasco. Na oportunidade, ela também aproveitou para pedir desculpa publicamente ao jogador.