Gauchão pode ter final inédita
Internacional e Grêmio são os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul e vem medindo forças pelo domínio do estado desde suas fundações. Não à toa, a dupla Gre-Nal coleciona o maior número de títulos estaduais e sempre que jogaram, decidiram o Gaúchão.
As únicas vezes em que o Tricolor e o Colorado não se encontraram na final foram em 1939, quando a dupla jogou um torneio paralelo e em 1954, quando o Renner foi o campeão metropolitano e se credenciou para um triangular final com Ferro Carril e Brasil-Pel.
Em 2023 essa história pode mudar, tendo em vista que Ypiranga e Caxias, que definem as vagas na final contra Inter e Grêmio, vem de boas campanhas na primeira fase do torneio e precisam de resultados simples para se garantirem na decisão.
O Caxias, que empatou em 1×1 com o Colorado na primeira perna das semi, chega ao Beira-Rio invicto como visitante e precisando apenas de uma vitória simples para se classificar. Em caso de um empate a vaga será decidida nos pênaltis.
Já o Ypiranga, que venceu o primeiro jogo contra o Imortal por 2×1, chega para o jogo de volta na Arena precisando de apenas um empate para carimbar a vaga na grande final. Em caso de uma vitória Tricolor por um gol de diferença a decisão vai para os pênaltis.