Gre-Nal 430 servirá de teste para nova tecnologia do VAR
O Gre-Nal 430 será marcado por um teste de nova tecnologia no árbitro de vídeo. A Federação Gaúcha de Futebol fará um experimento a pedido da CBF para que sejam aprovadas novas maneiras de observar os lances das partidas, sem pontos cegos.
Serão colocadas duas novas câmeras da entidade, do lado oposto à da principal, fixadas na linha de gol. A ideia do experimento é diminuir ao máximo os pontos cegos nas partidas. Com as três câmeras posicionadas em um triângulo, será possível pela Hawk-Eye (empresa responsável pela operação do VAR) traçar um panorama 3D.
A TV detentora dos direitos de transmissão não terá acesso às câmeras fixadas na linha de gol, mas em casos de utilização durante a partida, a entidade disponibilizará as imagens ao vivo.
“Toda ajuda possível para reduzir erros é bem-vinda. Em se tratando de VAR, poderemos ter a certeza que trabalharemos com o melhor sistema disponível. E nada melhor do que testar uma tecnologia de ponta em um Gre-Nal”, avaliou Luciano Hocsman, presidente da FGF.
Além do Gre-Nal, a tecnologia também será testada na Supercopa do Brasil entre Flamengo e Palmeiras.