Helena Oliveira: Retrospecto e projeção de Inter x Vasco
Foto: Divulgação / Inter |
Internacional e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (13) às 21h45 no Estádio Beira-Rio, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. É a última rodada antes da parada para a realização da Copa do Mundo da Rússia, que se inicia na quinta-feira (14).
O árbitro da partida é Raphael Claus (SP). Os assistentes serão Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP). A TV Globo anuncia transmissão para todo o país, menos para o RS que acompanha através do Premiere.
COMO CHEGAM OS TIMES
O colorado vem a campo com 19 pontos, figurando na 5ª colocação que garante, até então, uma vaga na Libertadores da América do próximo ano. O clube gaúcho está há 7 jogos sem perder na competição. O técnico Odair Hellmann que era contestado no início da temporada agora encontra mais espaço entre os torcedores no comando técnico colorado.
Já o time carioca chega para o jogo na 10ª colocação com 15 pontos. O clube tem um jogo a menos, devido ao adiamento do jogo contra o Santos pela 3ª rodada. Nas últimas cinco rodadas a equipe Cruzmaltina teve duas derrotas, um empate e duas vitórias, sendo a última delas conquistada pelo técnico Jorginho em sua reestreia no comando do Vasco, substituindo Zé Ricardo. Apesar da última vitória, o clube enfrenta instabilidade no Brasileirão.
O clube gaúcho tem a vantagem de jogar em casa com expectativa de casa cheia mesmo em uma noite que promete ser gelada na capital do Rio Grande do Sul. O setor defensivo do colorado é o principal destaque. Já do lado vascaíno, o clima é de instabilidade. Recentemente o clube realizou trocas no comando técnico tentando pôr ordem na casa e melhorar a situação do Vasco na tabela de classificação.
DESFALQUES
Pelo lado do Internacional Danilo Fernandes, que sofreu uma pancada na cabeça no último jogo será poupado pelo departamento médico, tendo Marcelo Lomba como substituto. Ainda ficam de fora por lesão D’alessandro, Juan Alano e Zeca. Edenilson é o único suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para a sua vaga disputam o volante Gabriel Dias e o meia Camilo.
Já o Vasco tem uma lista de 12 ausências. A equipe não poderá utilizar o zagueiro Paulão por questões contratuais, já que o atleta pertence ao Internacional e está por empréstimo no clube carioca. Além dele, Martín Silva está servindo a seleção uruguaia na Copa do Mundo. Entre lesionados e suspensos, os outros nomes ausentes para o jogo são Wagner, Breno, Kelvin, Jordi, Werley, Ricardo Graça, Bruno Silva, Rildo, Paulinho e Marcelo Mattos.
Com isso as equipes que devem vir a campo são:
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Gabriel Dias (Camilo), Patrick, William Pottker e Lucca; Leandro Damião. Técnico: Odair Hellmann.
VASCO: Fernando Miguel; Henrique, Miranda, Erazo, Luiz Gustavo; Desábato, Andrey, Cosendey, Giovanni Augusto e Yago Pikachu; Andrés Ríos. Técnico: Jorginho.
LISTA DE RELACIONADOS
INTERNACIONAL: Brenner, Camilo, Charles, Victor Cuesta, Daniel, Danilo Silva, Dudu, Fabiano, Gabriel Dias, Iago, Klaus, Leandro Damião, Lucca, Marcelo Lomba, Nico López, Patrick, Pottker, Richard, Rodrigo Dourado, Rodrigo Moledo, Rossi, Uendel, Wellington Silva.
* Vasco não divulga lista de relacionados
HISTÓRICO
Trata-se de um duelo que soma 57 jogos de 1967 a 2015 pelo Brasileirão unificado. O Internacional leva vantagem no número de vitórias, sendo 25 contra 20 do time carioca, e 12 empates. O colorado também é superior no número de gols marcados. São 85 para o lado alvirrubro contra 81 do lado vascaíno. A maior goleada aplicada pelo time carioca foi 4×0 pelo Campeonato Brasileiro de 1981. O placar mais elástico a favor do Internacional é mais recente: 6×0 no Beira-Rio pelo Brasileirão de 2015.
DESTAQUE COLORADO
O setor defensivo do Internacional vem ganhando destaque pela consistência com que tem se apresentado. O time de Odair Hellmann tem uma campanha consolidada com 7 jogos de invencibilidade no Brasileirão. Visto isso, o principal nome do clube gaúcho nas últimas partidas é Victor Cuesta. O zagueiro argentino foi eleito pela torcida por três vezes o melhor jogador da partida. Além de paredão colorado, o parceiro de Rodrigo Moledo também ajudou a equipe marcando o gol da vitória do Internacional contra o Santos na Vila Belmiro em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão deste ano.
O zagueiro canhoto que joga pelo lado esquerdo da defesa do Internacional se destaca pelos desarmes e na habilidade, sendo objetivo e definidor de jogadas. Além disso, tem como características o bom posicionamento na linha de defesa, desarmes precisos e boa cobertura do parceiro de zaga e dos laterais. Apresenta grande capacidade nas bolas aéreas defensivas, excelente posicionamento, tempo de bola e impulsão. Sua deficiência pelo lado direito é sanada com a capacidade de antever a jogada do adversário. Ofensivamente, Cuesta participa com passes curtos verticais e objetivos.
DESTAQUE VASCAÍNO
Pelo lado do Vasco o destaque vai para Yago Pikachu. O jogador de 26 anos tem 13 gols na temporada e é terceiro colocado na lista dos artilheiros do Brasileirão até então, com 5 gols marcados. O lateral direito, que tem sido utilizado como meia pelo clube carioca, vive um dos melhores momentos de sua carreira. Na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro o jogador marcou dois dos três gols do Vasco na vitória contra o Sport no Estádio São Januário.
O paraense que já tem mais gols marcados esse ano que o artilheiro vascaíno do ano passado – Nenê, 11 gols – é a principal arma Cruzmaltina para furar o bloqueio da sólida zaga do Internacional. Algumas de suas características são a velocidade e a inteligência na criação de jogadas. O atleta que avança no campo ofensivo com facilidade é visto como polivalente pelos torcedores do Vasco, pois atuava originalmente como lateral direito mas vem sendo utilizado de maneira mais adiantada na equipe carioca.