Era dia 11 de dezembro de 2016, estádio Giulite Coutinho, na cidade de Edson Passos, onde o Inter só empatou em 1 a 1 com o Fluminense e foi rebaixado para a Série B.
Após um ano terrível, o Inter sofria seu primeiro rebaixamento da história e tirava um ano de férias da elite do Campeonato Brasileiro. Passamos todo o ano de 2017 no inferno da Série B, jogando em gramados horríveis e amargando empates e derrotas indesejadas. E não abandonamos.
Quase um ano depois, após vencer o Guarani por 2 a 0, o Inter estava oficialmente na Série A do Campeonato Brasileiro, onde é o seu lugar e de onde não deveria ter saído jamais.
Hoje, dia 15 de abril, frente ao Bahia, o Inter faz sua estréia no Brasileirão 2018. A volta após o descenso.
Estamos finalmente de volta ao nosso devido lugar, depois de muito sofrimento durante um ano árduo e difícil. É muito bom estar de volta e poder fazer frente aos maiores do país. É muito bom estar de volta e disputar com os melhores. É muito bom estar de volta ao nosso lugar.
Que fique a lição do rebaixamento para a Série B, mas que ele nunca mais aconteça! Hoje, mostraremos a todos que mesmo após um rebaixamento ainda somos o Inter. Brigaremos até o fim pelos nossos objetivos, assim como os outros 19 clubes. Não será fácil, mas somos o Internacional!
É hora de continuar apoiando e ter paciência, será um ano de reconstrução, mas nem por isso deixaremos de brigar por títulos. É hora de aproveitar o resultado de todo o esforço que fizemos para estarmos aqui hoje. É hora de ser Inter.
O Internacional voltou. Preparem-se.
Senhoras e senhores: Somos gigantes e estamos de volta!