Inter chegou à sétima semifinal em sua história na Libertadores: Confira o retrospecto

Ricardo Duarte / Internacional
0

A vitória do Inter contra o Bolívar confirmou o retorno colorado à semifinal da Libertadores após oito anos. O carimbo alvirrubro consagrou a sétima ida do clube na fase da competição, tornando-o o quinto brasileiro com mais participações em semifinais. Assim, vale lembrar o retrospecto do time gaúcho, o qual é de três classificações e três eliminações na fase que antecede a final.

Eliminação em 1977

A primeira participação colorada nas semis ocorreu em 1977. Na ocasião, o time de Falcão e companhia avançou na primeira fase e acabou sendo eliminado para o Cruzeiro. É verdade que o regulamento do torneio era totalmente distinto do atual, já que após a fase inicial, três equipes avançavam às semis e decidiam a vaga para final duelando entre si. Deste modo, com 7 pontos conquistados no melhor de três, a equipe mineira despachou o Inter e a Portuguesa.

Classificação em 1980

Ainda no mesmo formato de 1977, dessa vez, em 1980, o Inter acabou avançando à final da Copa Libertadores após classificar na fase inicial e ficar na primeira colocação, com seis pontos, no grupo das semis que foi composto por América de Cáli e Velez Sarsfield. Entretanto, o time gaúcho acabou perdendo a final para o Nacional-URU.

Eliminação em 1989

Considerada uma das eliminações mais traumáticas da história colorada, a semifinal de 1989 foi um golpe duro no coração do torcedor. Isso porque o sonho da primeira conquista continental foi frustrado na queda para o Olimpia, em que após eliminar Peñarol e Bahia, o time de Abel Braga venceu a ida, por 1 a 0, contra os paraguaios, mas acabou eliminado após sofrer a igualdade do agregado, no Beira-Rio e, com isso, perdendo nos pênaltis.

Classificação em 2006

17 anos depois, o Inter regressou à semifinal da competição. Dessa vez, o adversário foi o Libertad e, após empatar em 0 a 0 no Paraguai, o Inter voltou a disputar uma final de Libertadores. O ano marcou o primeiro título colorado, quando após vencer o São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi, o Colorado despachou o campeão do mundo com um empate em 2 a 2 e ganhou a primeira taça.

Classificação em 2010

Quatro anos após o primeiro título e já campeão do mundo, o Colorado foi à semifinal da Libertadores de 2010, novamente, cruzando com o São Paulo. Após vencer por 1 a 0 em casa, o time de Celso Roth contou com a vantagem do gol fora de casa e classificou com a derrota por 2 a 1 para os paulistas. Na final, o Inter derrotou o Chivas e consagrou o bicampeonato.

Eliminação em 2015

Última participação colorada nas semis, o duelo com o Tigres foi mais um dos traumáticos na memória do torcedor. Isso porque o time de Diego Aguirre venceu o Tigres, por 2 a 1, em casa, mas acabou derrotado por 3 a 1, no México, carimbando a eliminação do Clube do Povo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.