Inter leva vantagem nas finais contra o Grêmio nos últimos 10 Gauchões
O Internacional e o Grêmio se enfrentam mais uma vez pelo Campeonato Gaúcho. Neste domingo os dois rivais entram em campo buscando o título da competição.
O Colorado, mesmo sem vencer o estadual desde 2016, leva vantagem contra o rival nas últimas 10 edições. Foi campeão em cima do Grêmio em 2011, 2014 e 2015, enquanto o Tricolor se deu melhor em 2019.
Um duelo entre Paulo Roberto Falcão e Renato Portaluppi decidiu o Gauchão de 2011. O Colorado perdeu a ida em casa por 3 a 2, com gols dos Leandro Damião e Andrezinho, mas sofrendo de Leandro e dois de Júnior Viçosa. Na volta, na última decisão do estádio Olímpico, D’Alessandro, Andrezinho e Damião fizeram pro Inter e Lúcio e Borges descontaram. O resultado foi colorado nas penalidades.
Na temporada de 2014, o Internacional venceu os dois jogos. O primeiro foi na Arena. Hernán Barco fez para o Grêmio e Rafael Moura fez dois para dar a vitória colorada na casa do rival. No estádio Centenário, em Caxias do Sul, o time comandando por Abel Braga fez 4 a 1. D’Alessandro, Alex duas vezes e Alan Patrick fizeram para o Inter e Ernando, contra, fez para o Tricolor.
No ano seguinte, em 2015, o jogo de ida na Arena acabou sem gols. No Beira-Rio, Nilmar e Valdívia fizeram para o Inter enquanto Giuliano desconto para o Grêmio.
Em 2019, após dois empates sem gols, primeiro no Beira-Rio e depois na Arena, o Grêmio conquistou a taça na disputa por pênaltis.
Além dessas edições, o Internacional venceu no ano de 2012 (contra o Caxias), 2013 e 2016 (contra o Juventude). Foi vice em 2017 para o Novo Hamburgo. O Grêmio ganhou em 2018 (contra o Brasil de Pelotas) e 2020 (contra o Caxias).