Inter só foi eliminado uma vez nas quartas da Libertadores: Relembre as campanhas
Há pouco menos de 24 horas para iniciar a disputa das quartas de final da Libertadores, o Inter finalizou as últimas atividades que antecedem o duelo com o Bolívar na noite de terça (22). Com isso, além do foco, da qualidade do time e o fato de ter dispensado um dos maiores times do continente, o Clube do Povo também se apega nas estatísticas favoráveis disputando esta fase da competição.
A única vez em que o Inter chegou nesta fase e não avançou às semis ocorreu em 2019, quando duelou contra o Flamengo, e acabou sendo eliminado no Beira-Rio, no empate em 1 a 1, já que o Rubro-Negro havia vencido a ida por 2 a 0.
Assim, convidamos os leitores a relembrar as campanhas que o Inter chegou às quartas de final e acabou avançando.
Modelos diferentes (1977 – 1980)
É importante ressaltar que, quando o Colorado chegou até a semifinal da competição (1977 – queda para o Cruzeiro) e foi vice-campeão três anos depois (Título do Nacional), a Libertadores era disputada em uma fase inicial e complementada diretamente nas semifinais, situação que deixava a competição mais curta e muito diferente do modelo atual.
Campanha de 1989
Já no modelo atual, a primeira vez em que o Inter disputou as quartas de final ocorreu em 1989. Na ocasião, o Colorado derrotou o Bahia por 1 a 0 no agregado e avançou à semi para duelar contra o Olimpia. Assim, iniciou-se uma das eliminações mais dolorosas da história do clube, já que depois de vencer por 1 a 0 no Paraguai, o time de Abel Braga perdeu por 3 a 2 no Gigante e acabou eliminado nos pênaltis.
Títulos de 2006 e 2010
Nas duas taças conquistadas, o Inter enfrentou duelos significativos nas quartas de final. Em 2006, o Colorado bateu o forte time da LDU no Beira-Rio e avançou para enfrentar o Libertad. Quatro anos depois, o clube voltou a disputar a fase e, dessa vez, despachou o Estudiantes (atual campeão na ocasião) dentro da Argentina, jogo marcado pelo “gol da fumaça” convertido por Giuliano.
Campanha de 2015
A última vez em que o Colorado avançou nas quartas ocorreu em 2015. Na ocasião, o time de Diego Aguirre reverteu a derrota por 1 a 0 que sofreu na Colômbia, quando despachou o Santa Fé por 2 a 0 no Beira-Rio e avançou para enfrentar o Tigres, algoz do clube nas semifinais.