Inter volta a enfrentar o time do coração de Pablo Escobar
A noite da última segunda-feira (27) tratou de definir o grupo do Internacional na Libertadores 2023. Com isso, o Colorado reencontrará dois adversários recentes em competições continentais. Tratam-se de Nacional e Independiente Medellin, os quais cruzaram o caminho alvirrubro nos últimos anos. Entretanto, os colombianos travaram o embate mais recente, ainda na última temporada, em que fizeram parte do grupo vermelho na Sul-Americana.
Embora não possua tamanha expressão atualmente, o Independiente carrega fatos históricos que dificilmente serão esquecidos. O clube da capital tinha a torcida de Pablo Escobar, chefe de um dos maiores grupos de narcotraficantes da história. Contudo, a relação criminosa de Escobar com o futebol atravessava a de um torcedor comum e acabou se tornando alvo de crimes, escândalos e anulações.
Mesmo com envolvimento maior junto ao Atletico Nacional, grande rival do DIM, Escobar também fez com que sua participação chegasse ao clube do coração. Isso porque o colombiano ordenou o assassinato de Álvaro Ortega, auxiliar que anulou o gol decisivo do Independiente contra o América de Cáli e acabou resultando na anulação do campeonato de 1989.
O clube do coração de Pablo foi revelado no livro publicado por seu filho, Juan, lançado em 2015. Passados mais de três décadas dos ocorridos, atualmente, os torcedores do Independiente e demais colombianos optam por rejeitar o nome de Escobar e lutam para que os contos sobre os narcotraficante sejam abolidas da história do país.