O conflito de data entre as propostas de retomada do Gauchão e início do Brasileirão
As propostas de retorno do Campeonato Gaúcho e também de início do Brasileirão já estão nas mesas. A Federação Gaúcha de Futebol já divulgou o protocolo para a retomada da competição e a Confederação Brasileira de Futebol já planeja com os clubes o início do Brasileirão.
A ideia da CBF é que o torneio nacional se inicie em 9 de agosto, indo até o início de 2021 com as 38 rodadas. Contudo, a data de início da competição entra em conflito direto com a final do Campeonato Gaúcho.
A FGF articulou um plano para que o torneio estadual seja definido entre 19 de julho e 9 de agosto. A final do segundo turno seria no dia 2 de agosto, mas caso algum clube (com exceção do Caxias) vença, haverão mais dois jogos de decisão, ida e volta, contra o time grená (campeão do primeiro turno). As partidas, no protocolo, estão marcadas para 5 e 9 de agosto.
Com a tendência anual de Grêmio ou Internacional alcançarem a final, como grandes favoritos, um da dupla Gre-Nal teria um compromisso decisivo no estadual na data de início do Campeonato Brasileiro caso chegasse à decisão.
Ambas propostas ainda não foram confirmadas pelos governos do Rio Grande do Sul e o Federal.