O que diz o Regulamento da Libertadores sobre um jogador atuar em duas equipes na mesma edição
A informação vinda da imprensa paulista é que o Internacional estaria avançado para contratar o centroavante Gustagol, do Corinthians. Com essa novidade, as mídias digitais encheram com torcedores se perguntando sobre a possibilidade do jogador atuar pela Libertadores, já que esteve em campo pelo Timão no torneio.
O centroavante fez parte da vitória por 2 a 1 do Timão para cima do Guaraní, na partida que eliminou os paulistas da Libertadores. O antigo regulamento impedia que um atleta atuasse por duas equipes na mesma edição, mas a mudança ocorreu e em 2020 é permitido.
Segundo o regulamento da competição, na página 60:
“Um jogador poderá ser inscrito por, no máximo, dois clubes distintos na mesma edição do torneio sob as seguintes condições: a) Um jogador inscrito na fase preliminar – 1, 2 e 3 -, poderá ser inscrito por outro club unicamente a partir da Fase de Grupos (…)”
O regulamento impediria o centroavante de atuar pelo Inter contra o Tolima, caso seja contratado. Contudo, permitira a ele ser inscrito a partir da fase de grupos.
O negócio com Gustavo ainda não está fechado. Especula-se que seja por empréstimo até o final da temporada. O jogador se encaixa nas características buscadas pelo Inter para o substituto de Paolo Guerrero. A direção colorada não se manifesta sobre o assunto.
De fora do clássico contra o São Paulo nesse final de semana, Gustavo tem três jogos nessa temporada, sem balançar as redes. Em 2019, atuou por 53 partidas e marcou 14 gols. Seu principal ano foi com o Fortaleza, há duas temporadas. Em 45 jogos, o centroavante celebrou 30 gols.