O retrospecto do clássico Gre-Nal em competições da Conmebol
A vitória do Internacional diante do Tolima classificou o Colorado para a fase de grupos da Libertadores. Agora, o time gaúcho entra no Grupo E, que tem América de Cali, Universidad Católica e Grêmio.
Serão os primeiros clássicos Gre-Nal da história da Libertadores. Contudo, as equipes já se enfrentaram em outra competição da Conmebol, a Sul-Americana.
Ao todo foram quatro partida entre os rivais centenários em competições continentais. Dois empates e uma vitória pra cada lado. O Inter se classificou e eliminou o rival nas duas ocasiões.
Em 2004, o Gre-Nal aconteceu na fase preliminar da Sul-Americana. O primeiro jogo foi no Beira-Rio. O Colorado venceu por 2 a 0, com gols de Fernandão e Chiquinho. No Olímpico, Cláudio Pitbull e Roberto Santos fizeram para o Grêmio, mas Chiquinho descontou. O agregado em 3 a 2 para o Inter classificou o time vermelho.
As equipes voltaram a se encontrar na primeira fase da Sul-Americana de 2008, conquistada pelo Inter. No Beira-Rio, Daniel Carvalho para o Inter e Léo para o Grêmio balançaram as redes no empate em 1 a 1. No Olímpico novo empate, mas por 2 a 2. Perea e Clemer, contra, para o Grêmio. Índio e Nilmar fizeram para o Internacional, que passou de fase graças à regra do gol marcado fora de casa.
Os próximos clássicos por competições continentais serão no dia 12 de março na Arena e 8 de abril, no Beira-Rio.