Para FIFA, somente títulos mundiais a partir de 2000 são considerados “oficiais”
Foto: Divulgação / Inter |
O novo presidente da FIFA, Gianno Infartino, não reconhece os títulos mundiais disputados entre os anos de 1960 e 1990. Para a entidade maior do futebol, somente as equipes que conquistaram o titulo após os anos 2000 são considerados “oficialmente” como campeões mundiais de clubes.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Segundo o jornal Estadão, a entidade reconhece apenas os clubes que venceram a competição internacional após os anos 2000 (Corinthians). Diplomática, ela não deixa de reconhecer a importância dos títulos conquistados anteriormente, mas nunca os tratando como competições oficiais.
“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, afirmou entidade.
No entanto, por mais que elogie, esclarece que não pode conceder a sua chancela de “oficial” a essas competições. “Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes da Fifa, com representantes de todas as seis confederações”, explicou. “Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”.