Possível adversário do Inter, Unión Española aciona o TAS por vaga na pré-Libertadores
O sorteio da Libertadores aconteceu na noite da última terça-feira. Ficou decidido que o Internacional iria começar sua campanha enfrentando o vencedor de Chile 4 (Universidad de Chile ou Unión Española) na fase 2.
O adversário colorado, originalmente, vem da vaga dada ao campeão da Copa do Chile, que está em sua semifinal. Contudo, o Universidad Católica e o Colo Colo, que disputam uma vaga para a decisão do torneio, já se classificaram via Liga Chilena para a fase de grupos. A outra semifinal é jogada entre Universidad de Chile e Unión Española e ficou decidido que, quem avançar à final, fica com a vaga de Chile 4.
Os jogos ainda estão por acontecer devido aos incidentes políticos e sociais ocorridos no Chile ao longo do ano. Faltando seis rodadas para o fim, a Liga Chilena foi paralisada e postergada. O mesmo ocorreu com a Copa do Chile.
A Unión Española lançou uma nota oficial no último dia 12 de dezembro informando que acionou o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). Um dos argumentos é que o adversário poderá se reforçar para jogar uma partida que já deveria ter ocorrido.
“A injustiça da solução, além de não respeitar a justiça desportiva, desfavorece claramente a nossa instituição, pois é evidente que a Unión Española não vai poder se reforçar da mesma forma que a Universidad de Chile, devido à clara diferença de orçamentos para a montagem de seus planteis, diante da incerteza de não saber se disputaremos a Copa Libertadores de 2020.”
O jogo entre Unión Española está previsto para acontecer no dia 24 de janeiro, caso o clube entre em campo. De lá, o vencedor do confronto enfrentará o Inter, no início de fevereiro pela fase 2 da competição.
O caminho colorado até a fase de grupos da competição é o seguinte: enfrenta o vencedor de Unión Española ou Universidad de Chile, na fase dois. Na terceira etapa, caso avance, duela contra o Tolima ou Macará. Derrotando o adversário, ingressa no grupo E, que tem Grêmio, Universidad Católica e América de Cali.