Presidente da FIFA propõe Mundial Interclubes com 32 times a partir de 2019
Foto: Divulgação / Inter |
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A partir de 2019, a FIFA adotara um novo sistema de Mundial Interclubes, que envolverá até 32 equipes de todos os continentes. Em entrevista a imprensa Espanhol e Italiana, o novo comandante da entidade, Gianni Infantino, deixou claro a informação que quer uma “Liga dos Campeões Mundiais” já em 2019.
O dirigente deu detalhes do que será uma reunião que acontecerá em Zurique, na Suíça, em janeiro. Segundo o mesmo, seria uma espécie de “Champions” de três semanas, que seria disputada no mês de junho.
“Seria jogada na segunda quinzena de junho, quando acabarem todos os torneios. E ninguém se precipite, vamos levar em conta a saúde dos jogadores”, explicou ao jornal Mundo Deportivo. “Hoje o futebol não é só Europa e América do Sul. O mundo mudou. Por isso devemos buscar um Mundial mais interessante para os clubes, mas também para os torcedores de todo o mundo. É o que tratamos de alcançar, com um torneio muito mais atraente que o atual, com mais qualidade entre os participantes e mais clubes. Isso atrairá aos patrocinadores, às televisões de todo o mundo”, disse Infantino.
O novo formato também atenderia a China, que tem a ideia de sediar mais torneios relacionados com a entidade. No atual Mundial, é uma empresa do país que banca o evento, que todo ano acontece no Japão.
Já para a Conmebol e o Brasil, o novo formato poderá representar um desafio. A nova ideia de Copa Libertadores está programada para durar todo ano de 2017. O calendário seria repetido no ano anterior.
Se a FIFA encaixar a competição com o Mundial Interclubes em 2019, as equipes Sul-americanas deverão suspender seu torneio por pelo menos um mês.