Scout Colorado: Ander Iturraspe, o espanhol com personalidade de líder e número 5
Olá, Nação Colorada!!!
Prosseguindo com a Coluna, na qual o intuito é analisar jogadores que todo Colorado gostaria de ver vestir o nosso Manto Sagrado, hoje, falarei sobre um volante clássico, camisa 5 de muita competência, campeão da Supercopa del Rey em 15/16 com o conhecido Athletic Bilbao:
Ander Iturraspe
Ander Iturraspe Derteano nascido em 8 de março de 1989. (32)
Ele passou a maior parte de sua carreira no Athletic Bilbao, participando de 346 partidas em todas as competições, desde sua estreia com o time titular aos 19 anos.
Jogou duas partidas pela Espanha, em 2014.
Nascido em Abadiño, Biscaia, Iturraspe ingressou no Athletic Bilbao em 1999, aos 10 anos. Passou várias temporadas nos diversos escalões juvenis do clube e, em 2007, foi transferido para o time agrícola CD Basconia, na quarta divisão.
Em 12 de março de 2008, o Iturraspe começou pela primeira equipe em uma vitória amigável por 6-1 contra o Zalla UC. No final da campanha do campeonato, ele também jogou em partidas de exibição com o Club Portugalete e Aviron Bayonnais FC.
Em 23 de junho de 2008, o Iturraspe foi oficialmente promovido ao time principal, recebendo o número 26. Em 14 de setembro ele fez sua estreia na La Liga, começando com um empate em 0-0 no Málaga CF, no mesmo jogo que outro jovem graduado, Mikel Balenziaga; sua segunda aparição veio como substituto, na vitória por 2 a 0 em casa sobre o Real Valladolid.
O Iturraspe estreou pela segunda vez pelo Athletic em uma partida da Copa del Rey contra o Recreativo de Huelva, sendo substituído no intervalo por Pablo Orbaiz Ele continuou aparecendo quase exclusivamente para as reservas até o final da temporada.
Beneficiando-se de problemas físicos para o veterano Carlos Gurpegui, o Iturraspe jogou em quase 60 jogos oficiais em 2011-12 sob o comando do novo técnico Marcelo Bielsa. O Athletic alcançou a UEFA Europa League e as finais da taça nacional. No final da temporada 2013–14, ele foi eleito para a equipe do ano da La Liga pelos repórteres da Liga de Fútbol Profesional.
No início de 2019, foi anunciado que o Iturraspe deixaria o Atlético no final da campanha, quando seu contrato encerrou. A última partida do clube em casa envolveu homenagens a ele, bem como aos companheiros de longa data Mikel Rico e Markel Susaeta, que também partiram em circunstâncias semelhantes.
Foi para o Espanyol onde passou brevemente e hoje se encontra sem contrato.
Iturraspe além de ser conterrâneo de Miguel Ramírez, tem muita experiencia e perfil de liderança, contém um título individual que chama a atenção quando ele foi eleito para a equipe do ano da La Liga em 2014.
Sobre seu estilo de jogo: é um jogador destro com 1.87 de altura, com imensa noção de jogo, ótimo em tomar decisões, ótimo em passes tanto longos como curtos, acostumado com a dinâmica de jogo, tem ótimo índice de trabalho dentro de campo, um exímio roubador de bolas e marcador de jogadas.
Além disso, poderia ser um líder que o Inter tanto busca no seu elenco, aquele homem sempre presente e atuante seja com disputa de jogadores vs jogadores ou com arbitragem.
Ander tem 375 Jogos, 4 gols e 8 assistências.
Volante 346J 4G 8A
Meio-campo central 24J – –
Meio-campo de ataque 3J – –
Libero 1J – –
Meio-campo direito 1J – –
J – Jogos, G – Gols, A – Assistências.
Considerando isso, vamos aos pontos:
Fortes: Líder, experiente, marcador, posicionamento, dinâmico.
Fracos: sem pontos fracos proeminentes.
Por fim, chegaria para ser titular e resolver a carência no plantel no quesito, liderança. Jogador está sem contrato podendo vir da forma de mercado que o colorado adora, pagando apenas luvas e salários, definitivamente vale a tentativa.
Segue-me nas redes sociais:
Twiter – @Fab_Amorim_
Intasgram – @Coloradoscout