Sem os gols de Leandro Damião, em que posição ficaria o Inter na Série B?
O Internacional ficou em segundo lugar na Série B de 2017. Não foi campeão, mas sua pontuação foi suficiente para retornar à elite do futebol brasileiro. Isso talvez não fosse possível sem os gols marcados por Leandro Damião naquela temporada.
O centroavante retornou ao Inter em julho de 2017, em um momento conturbado do clube na Série B. O colorado havia recém perdido para o CRB e conseguiu uma vitória magra dentro de casa para cima do Luverdense, com grande polêmica, quando anunciou o retorno do atleta.
Leandro Damião jogou 17 jogos e marcou oito gols na Série B. Com ele em campo, o Inter perdeu apenas duas vezes naquela temporada. Seus gols foram o diferencial.
Damião deixou sua marca contra o Goiás em sua estreia, duas vezes contra o Paysandu e Luverdense e mais um gol solitário contra Náutico, Figueirense e Brasil de Pelotas. Seus tentos mudaram o rumo de quatro partidas, totalizando dez pontos a mais para o Colorado. Sem eles, o Inter teria, provavelmente, ficado com 61 pontos – um a menos que o Londrina, que sequer subiu. O time gaúcho terminaria com a quinta colocação.
Portanto, é possível afirmar com números que, sem a chegada de Leandro Damião, o Inter talvez não tivesse sido promovido à primeira divisão de 2018, tendo em vista que seus tentos foram responsáveis por dez dos 71 conquistados.