Solidez defensiva é fator decisivo para a liderança colorada no Brasileirão
O Internacional assumiu a ponta do Brasileirão no último domingo, ao bater o Vasco da Gama por 2 a 0 no estádio Beira-Rio. O time de Eduardo Coudet chegou aos 34 pontos, igualando ao Flamengo. Porém, o diferencial para que o time gaúcho fique na primeira posição é a solidez da defesa.
Alvo de debates nas mídias digitais e também nos veículos tradicionais, a defesa do Inter é o suporte para a liderança do campeonato. Os times de Eduardo Coudet e Domènec Torrent estão empatados em pontos, número de vitórias, empates e derrotas. O Flamengo tem mais gols marcados (30 a 28), mas o saldo gaúcho é maior, justamente pela defesa. Foram 13 bolas nas redes de Marcelo Lomba, enquanto os goleiros rubro-negros buscaram 19 vezes.
A solidez defensiva do time de Coudet se dá, mesmo com as constantes mudanças de zaga. O time que já teve Bruno Fuchs, hoje jogador do CSKA Moscou, conta com uma alternância entre Zé Gabriel e Rodrigo Moledo como parceiros de Víctor Cuesta. As laterais também mudaram. No lado esquerdo, Uendel e Moisés já fizeram a função, enquanto no direito Renzo Saravia, Rodinei e Heitor atuaram. A única peça imóvel do sistema defensivo é justamente Marcelo Lomba.
Mesmo trocando tanto as peças, o time de Eduardo Coudet tem a segunda melhor defesa da competição, com 13 gols sofridos, dois a mais que o líder do quesito, Fortaleza. Como se não bastasse, é o segundo melhor ataque (atrás justamente do Flamengo). O equilíbrio do time gaúcho chancela os bons resultados e tem como o setor defensivo a peça-chave para a disputa.